segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

*EMO*

EMO

Emo (abreviação do inglês emotional) é um gênero de música derivado do Hardcore. O termo foi originalmente dado às bandas do cenário punk de Washington, DC que compunham num lirismo mais emotivo que o habitual.

Origem
Existem várias versões que tentam explicar a origem do termo "emo", como a que um fã teria gritado "You´re emo!" (Você é emo!) para uma banda (os mitos variam bastante quanto a banda em questão, sendo provavelmente o Embrace ou o Rites of Spring).
No entanto, a versão mais aceita como real é a de que o nome foi criado por publicações alternativas como o fanzine Maximum RocknRoll e a revista de Skate Thrasher para descrever a nova geração de bandas de "hardcore emocional" que aparecia no meio dos anos 80, encabeçada por bandas da gravadora Dischord de Washington DC, como as já citadas Embrace e Rites of Spring, além de Gray Matter, Dag Nasty e Fire Party.
Nesta época, outras bandas já estabelecidas de hardcore, como 7 Seconds, Government Issue e Scream também aderiram à esta onda inicial do chamado "emocore", diminuindo o andamento, escrevendo letras mais introspectivas e acrescentando influências do rock alternativo de então.
É importante lembrar que nenhuma destas bandas jamais aceitou ou se auto-definiu através deste rótulo. A palavra "Emo" é vista como uma piada ou algo pejorativo e artificial.
O gênero (ou pelo menos o clássico estilo de Washington, o DC sound) primeiramente explorado por bandas como Faith, Rites of Spring e Embrace tem suas raízes no punk rock.

Evolução
O próximo passo na evolução do gênero veio em 1982 e durou até 1993 com as bandas Indian Summer, Moss Icon, Policy of Three, Still Life e Navio Forge. A dinâmica calmo/gritado ("quiet/loud") freqüentemente ouvida em bandas recentes tais como Seatia e Thursday tiveram suas raízes nestas bandas. No que diz respeito a voz, essas bandas intensificaram o estilo emocore. Muitas delas sempre fizeram uso de berros e gritos durante a apresentação, e motivo para muitos fãs de hardcore depreciarem os fãs de emo como "molengas"¹ ("wimps", "weaklings").
Assim como foi infundida uma nova intensidade para o emocore, o emotional hardcore levou essa intensidade a um nível extremo. A cena teve início entre 1991 e 1992 com as bandas Heroin, Portraits of Past e Antioch Arrow que tocavam um estilo caótico, com vocais abrasivos e passionais².
Após a supervalorização inicial da intensidade e da sonoridade caótica, o emotional hardcore sofreu um processo de "desacelaração". As bandas Sunny Day Real Estate e Mineral basearam seu estilo no Rites of Spring, outra banda do gênero emo.
Nota-se uma nova tendência emo em abandonar o punk distorcido em favor de calmos violões. Na cultura alternativa diz-se que alguém é ou está emo quando demonstra muita sensibilidade.

Chegada ao Brasil
No Brasil, o gênero se estabeleceu sob forte influência norte-americana em meados de 2003, na cidade de São Paulo, espalhando-se para outras capitais do Sul e do Sudeste, e influenciou também uma moda de adolescentes caracterizada não somente pela música, mas também pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, e também pelo visual, que consiste em geral em trajes pretos,Trajes Listrados, Mad Rats, Cabelos Coloridos e franjas caídas sobre os olhos.

Emo (Emocore)

Origens estilísticas: Hardcore, Indie Rock, Pop, Punk
Contexto cultural: Começo da década de 1980, nos Estados Unidos
Instrumentos típicos: Voz - Guitarra - Baixo - Bateria
Popularidade: Grande na cena alternativa dos Estados Unidos durante a década de 1980 e na música popular da década de 1990 até os dias de hoje

25 comentários:

  1. nussa muito lindynhu o garoto da fotu amei!!!!
    s2

    ResponderExcluir
  2. Eu tento ser emo mais nao consigo parar de ser eu msm, sabe nao consigo ficar "EMO"!
    mas meu sonhu é ser uma emoxinha!!

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo diz pra eu virar EMO!!

    naum sei c devo dizem ki eu fikaria mais linda du q eu ja sou...c eu fira emo vo tenque eskece o estilo d musica ki eu mais amooo...
    eu mi vistoo tipo emo so ki naum cum akelas roupas ki nem emos usam poraii
    eu axo ki irei virar emo mas o problema sao meus pais elis naum kerem ki eu vire emo mas
    eu ireii viraaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Sou Emo! Mais sofro um grande preconceito,na escola eu sou a única menina que se veste como emo e tipo tem gente que acha bem legal fala que eu sou fodastica!
    Mais outro falam "Coisas" Mais eu não ligo eu sou o que sou "FICAADICA"
    E eu não nego sou emo sim em casa meus pais quase que mi secam ficam falando que futuro tu ve nisso o que adianta ser foda e não ter teu valor!?
    Mais eu tenho meu valor sou emo amo Rock amo meu jeito eu sou Foda!
    bEIJOS ME ADD AI NO ORKUT E NO MSN!
    karol20101940@hotmail.com <--orkut
    ccarol_moreninha@hotmail.com<---Msn

    ResponderExcluir
  5. gostei do cabelo de e muito loco
    tip assim cheguei vo fase igual

    ResponderExcluir
  6. vira emo!!! acho ke naum a gente nasce emo...
    e naum nego sou emo e adolu...bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu sou EMO ... Mais meu irmao nao aceiita isso pq ele é de igreja!!! Mais eu ando como EMO mesmo assim e nao to nem aí pra oque os outros vao dizer de mim!!! Quero ser quem eu verdadeiramente sou ... Sou a EMO masi rebelde que voce pode conhecer !!!! aPRONTO MUITO COM OS OUTROS NA RUA!!!rsrs.... Adorei a foto a cima!!! Bjuxxx...

    By: Karine Geraldeli.

    me add no orku e msn aew..

    orkut-> karine.geraldeli@yahoo.com.br
    msn-> karinegeralddeli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. muito maneiro.
    meus pais não aceitam meu estilo mais fazer o q gosto não se discuti eu sou assim eles querendo ou não.sou emo e não nego a ninguém

    ResponderExcluir
  9. eu acho estremamente rídiculo , meninas idiotinhas que se acham emos , e nem sabem o que é :S tippo aah meew sonho é ser emo vai se fud* qual é o troxa que sonha em ser emo ? provavelmente essas idiotinhas devem ter uns 11 ou 12 anos affe meew isso me irrita muito :@ :@
    sou uma emo "dark" e passo por coisas terrivelmente dificeis pelo preconceio ou coisas do tiipo , ja tentei mudar meu estilo e não adianto muiito , as pessoas ficam com a imagem de emo na cabeça deles ,hoje em diia cada um faz a imagem que quer com uma pessoa!! :@:@
    vivmos sobre constante pressão e sem nenhuma liberdade de expressão :@:@

    ResponderExcluir
  10. amo mt tudo isso nau nego sou emo!

    ResponderExcluir
  11. add wsó emo msn;naiara_thaina@hotmaill.com

    msn:naiara_thaina@hotmail.com



    bjinhus vlwww

    ResponderExcluir
  12. emos me add no msn ge_ge_pink@hotmail.com só emo rrs

    ResponderExcluir
  13. virei emo faz uns 2 meses a estou curtindo muito, so num gosto de todo mundo me chamar de emo, parece que nem tenho nome aff...
    mais mesmo assim sou uma emo com muito orgulho!

    ResponderExcluir
  14. eu ainda não sou emo
    quero ser uma
    ja perguntei para uns amigos meus o que q eles acham e a maioria m disse assim q c eu virasse eu iria perder a amizade deles

    isso p mim é uma bobeira
    c vc diz que é amigo d uma pssoa tem q aceitar essa pessoa do jeito q ela é
    isso p mim não é amizad
    c eu quiser virar emo eles tem q me apoiar independentemente da minha escolha
    eu posso estar erreando
    malis idaí
    eles são meus amigos tem q estar sempre do meu lado
    eu sempre estive do lado d todo mundo quando eles decidiram virar góticos e rockeiros
    pq quando eu decido largar de ser snata e virar emo ninhgu´wm me apoia
    ???????????
    para mim isso se chama BULLYING

    PRECONCEITOOOOO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. sabe migus eu to cheio de todo mundo fica falando
    eu num consigo vira emo sabe pq vcs num consegue
    pq num si vira emo si nace emo vc pode ate si considera um mais num e e apenas um feck emo
    apenas uma copia intam fica isso pra todos num si vira emo si nace ^^
    abrass a todos os emuxos do brasil

    ResponderExcluir
  16. Sou uma emo...
    e me identifiquei muito com esse site e qria parabenizar a criadora dele... xD

    ResponderExcluir
  17. add ai ni msn (aninha-h-tona@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  18. Amo esse nosso estilo , ñ ligar p/ as pessoas olhando vc na ruua é tal... e tipo na escola... nós somos icones... haha... Só uma pessoa com muita personalidade pode ser emo... pois sofremos com bulling . DD:' Maiis é o maxiimo.

    ResponderExcluir
  19. Eu ja Naxxi Emoo..A pexoa ja naxii Emoo ,Só naun Se decobriu ainda....Aiin eu ficoo muiintoo puta com exxas pexoas q Falam,Q ;e Emo pla todo mundo e ne esperam q as pexoas notem...Se vox e um desse Meoo,Boty ixxo na Sua Cabeçaaa,,,Emo q e Emoo Adolla Ser Notadoh Adolla Xamar ateXaoo...E naun PresxiSão Falar Q e Emoo pla Q as peXoas notem...BEijin* Sóo emoo >>Add My
    MSN:
    luiza.lua.4@hotmail.com FACEBOOK :Luiza Neves

    ResponderExcluir
  20. eu gosto de uma menina emo ! mas nao sei como consquistalá !! alguém me ajuda sff , eu nao sou emo mas amo emo !

    ResponderExcluir
  21. Siiimples ;
    seja como vc realmente é ';
    Diga coisas q saem de seu coração a ella
    e nunca digaqq élla é diferente ;
    diz a elle que ella é perfeita du geitinho della
    e que voooç a ama;. por que élla é unica ;))

    ResponderExcluir
  22. Eu quero ser emo....mais muita gente n concorda com a minha escolha,o meu namorado foi um deles, agr eu n sei mais o q eu faço....
    me ajudem por favor!!!

    ResponderExcluir
  23. Que menino lindinho <3<3<3<3<3

    ResponderExcluir